22 de abril de 2011

Respeitável público!

Marc Chagall

Hoje tem alegria? Sei não, senhor. Hoje tem palhaçada? Sei não, senhor. Mas tem pipoca, o ingresso é grátis e tem lugar pra todo mundo. O algodão-doce acabou.

O aniversário do blog Markitoland é quatro dias antes do aniversário do palhaço (o blog é, portanto, mais velho que eu).

Palhaçadas foram, e ainda são, várias. Desde o título – pouco inspirado e nada original – ao subtítulo, que já foi “escritos quase escrotos” e por enquanto é “o mundo é um circo em cerco”. O palhaço parece gostar de um bobo jogo de palavras, contanto que não seja tão bobo assim. E às vezes fala de si mesmo em terceira pessoa.

A palhaçada começou com sonetos. Mas logo passaram a caber no circo outras atrações, como algumas Notas sobre a sociabilidade contemporânea, algumas brincadeiras como Tecnostalgia coisa nenhuma! e O princípio da cueca azul e poemas em versos brancos e livres. A prosa também ganhou seu lugar.

Depois, vieram as Simboníricas, que o leitor atento já sabe estarem todas ligadas ao circo.

A cara do circo também não era assim, embora sempre tenha sido cinza. Agora é essa coisa aí que não define se é circo ou parque de diversões. Dá no mesmo, continua cinza. Hoje tem alegria?

Em um ano o blog aprendeu a andar, embora não tenha ido muito longe. Aprendeu a falar, embora não tenha dito muita coisa. Aprendeu a metaforizar, embora nem tudo seja representação.

Escolha um lugar e sente-se. O espetáculo ainda não acabou.

5 comentários:

Jonathan Constantino disse...

Tem vaga para mulher barbada? Se tiver, agendarei minha cirurgia de mudança de sexo!

Aê, gosto muito de ser espectador deste picadeiro literário!

Tatiane Ricci disse...

Parabéns ao blog e ao poetinha palhacito rsrs...
Ótimos poemas, e no aniversário até um Chagall, rs.
Mas o tema do blog não vai mudar? Vamos continuar com o (des)encantamento do seu circo?
Bjão.

Lucas de Sá disse...

Mas puxa, já faz um ano que frequento esse circo. Bateu até uma nostalgia, estranho, mas essa coisa de blog me traz muitas lembranças. Tantas fases (e frases) registradas em textos, tanta coisa que lembro só de ler algumas palavras. Tanto tantos.

Bom, só falta o bolinho. Longa vida para Markitoland! E... ao Caos do dia, por que não?

Camila S. disse...

Cordei kd piqok

Um homem qualquer disse...

E no meio disso tudo, sinto um ponto brilhante de alegria de ter partilhado o saboroso momento em que o princípio da cueca azul ganhou existência teórica!